Como Crescer nas Redes Sociais?

twitter, facebook, together

Crescer nas Redes Sociais é o desejo de todos os empreendedores e ter o negócio nas Redes Sociais é a sua necessidade. Vamos aqui saber como!

As Redes Sociais (RS) revolucionaram tudo o que se considerava marketing & publicidade. Mas ainda assim acredito que a melhor publicidade é o boca-a-boca.

De acordo com Statistica, em Outubro de 2020 existiam 4.14 Biliões de utilizadores das Redes Sociais, portanto é obvio que são uma fonte de interação mundial cada vez mais utilizada.

Nesse sentido, vai querer que o seu negócio esteja presente nas RS, mas se já está e não está a dar a devida atenção, os seus clientes já escolheram ou vão escolher em breve os seus concorrentes.

População global que está no digital até à data de Outubro 2020
Fonte: Statistica.com

Marketing nas Redes Sociais vai continuar a crescer, logo é importante ter em consideração as dicas mencionadas em baixo por forma a expandir o seu negócio e crescer nas Redes Sociais.


Consistência

Começo com consistência pois se todas as dicas a seguir mencionadas não forem efetuadas de uma forma consistente, elas não resultam.

Imagine que está numa relação amorosa com alguém, você recebe 3 mensagens num só dia e depois nada durante 5 dias e de repente do nada, recebe duas mensagens em horários variados. Pior ainda, você envia mensagem de volta e não recebe qualquer tipo de resposta. Isto não é um relacionamento! Pelo menos não, com alguém que está interessado em si e em lhe agradar.

Postar com consistência é bom para o algoritmo das RS, basicamente, quanto mais postar, mais social você é, logo, mais tempo de antena você consegue, provando assim que não é SPAM. Quando começar a publicar consistentemente, vai ver um aumento a nível de engajamento que o vai ajudar no futuro.

Como fazer?

  • Crie um calendário de conteúdos. Siga a regra do soco, soco, soco, gancho – sendo “soco”, conteúdo que o aproxima aos clientes/ seguidores e “gancho” a venda, ou o chamado Call to Action;
  • Tenha objetivos realistas. Precisa manter-se alinhado com o calendário que desenvolveu. Se postar cinco vezes por semana é demasiado para si, então fique pelas duas ou três. Três vezes mas com consistência é melhor que 6 vezes aleatórias. Experimente!
  • Utilize ferramentas de agendamento como o Estúdio de Criação, o Planoly ou o Later. Ajudam imenso!
  • Seja social. Dê prioridade à interação. Tem que interagir com os seguidores. Responder a questões, comentários mostra a parte humana da sua conta.

Interação com Influencers

Uma das formas mais efetivas de conseguir seguidores é interagir com influencers que o seu público alvo segue. Comentar e partilhar os seus posts, interagir com eles faz com que seja visto. Escolha 3 ou 5 influencers e interaja. Ao fazer isso tornar-se-á mais visível aos olhos do influencer e não só, também aos olhos de seus seguidores.



Apareça

As pessoas gostam de dar um rosto a um nome. Não se esconda atrás de um logotipo, produtos ou frases. Todos nós gostamos de seguir pessoas com hábitos e ideias similares às nossas.

  • Faça vídeos a falar sobre algo que possa interessar aos seguidores;
  • Coloque perguntas;
  • Fale um pouco sobre si, converse, ensine, inspire;
  • Mostre os seus animais de estimação de tiver, plantas…

Não necessita ir ao cabeleireiro e colocar uma maquilhagem arrasadora, quanto mais natural melhor, as pessoas gostam de ver a naturalidade nos outros. No instagram utilize os vários recursos oferecidos – Reels, Stories, IGTV. Não tenha medo, apenas custa os primeiros videos.


Utilize Hashtags

Os hashtags quando utilizados corretamente funcionam perfeitamente. Hashtags são uma excelente forma de se descobrir conteúdos e contas interessantes. O uso correto dos hashtags faz com que pessoas que estão interessadas no seu tema, encontrem sobre o que escreve, ajudando assim a expandir a sua audiência e seguidores. 

Encontrar o melhor hashtag para o seu negócio é a maior prioridade. Perca uns minutos a reunir uma boa lista de hashtags e divida essa lista por temas de conteúdo, para que possa recorrer quando for publicar. Durante a utilização analise a sua popularidade, se tem um aumento no engajamento e se quem utiliza esses hashtags é o seu publico alvo. Altere as hashtags se necessário.  

Que tipo de hashtags utilizar? Hashtags de conteúdo, de marcas específicas, populares, de eventos, mas principalmente hashtags que tenham a ver com a sua marca.

No Facebook e LinkedIn utilize cerca de 2 a 3, no Instagram pode utilizar até 30, no twitter 1 a 2 e no Pinterest não se utiliza.



Encoraja a que o/ a marquem

Quando alguém marca o seu negócio num post, num comentário, numa storie, eles estão a informar alguém que utilizam os seus serviços e que gostam de seguir a sua página. É portanto uma forma de chegar a mais pessoas.

Como conseguir que o marquem: 

  • Faça concursos! Por exemplo, quem marcar mais pessoas nos comentários ganha um desconto. 
  • Peça a clientes satisfeitos para lhe escreverem um feedback e que o menciona no Facebook, Instagram, Twitter. Se estiverem mesmo satisfeitos, irão fazê-lo, pois também eles estão nas RS. Vão com certeza querer apoiar os negócios onde compram.
  • Garanta a interação quando alguém o marca. Se foi marcado é porque esperam algum tipo de comentário, agradecimento etc. O que demonstra aos seguidores de quem o marcou, que é social e que está disponível para os seus clientes/ seguidores. Gerando assim, confiança na marca.

Da mesma forma que quer que marquem o seu negócio, o contrário também se aplica. Assim, haverá maior probabilidade de partilharem a sua conta.


Publique no horário certo

Publicar não deverá ser feito a qualquer momento. O algoritmo do instagram dá prioridade ao que é conteúdo novo, é esse conteúdo fresquinho que vai aparecer no feed das pessoas, portanto, é importante publicar quando a maioria dos seus seguidores estão online. Ao fazer isto, terá maior probabilidade de aumentar os seus gostos, partilhas e comentários. 

Para perceber qual o melhor horário para publicar, tem que perceber de que zona do planeta eles são. Poderá saber isso nas ferramentas de análises do Instagram. 
Publique mais nos horários não laborais do que durante o dia, ou seja, geralmente os melhores horários são à hora de almoço (11h – 13h) e fins de dia (19h – 21h). Como mencionado em cima, poderá agendar as publicações, assim escusa de parar de fazer o jantar, porque tem que publicar.

Outra nota importante, guarde as publicações mais importantes para o fim-de-semana. As diferenças são pequenas, mas a interação varia dependendo do dia. Por exemplo, as empresas cujos clientes são outras empresas, obtêm mais interação durante a semana, enquanto o seu público trabalha. Bloggers conseguem mais interação ao fim de semana, quando o seu público tem mais tempo para ler os seus artigos.

 Não seja duro consigo. Redes Sociais levam tempo, só por estar presente não significa que seja visto. É um completo mundo à parte.


Peça ajuda a uma Assistente Virtual

As Assistentes Virtuais estão cada vez mais a ser requisitadas para ajudar em qualquer tarefa online. Uma dessas tarefas é mesmo a gestão das redes sociais.

Ter alguém que se dedique exclusivamente a isso é uma grande ajuda para crescer nas Redes Sociais. Não necessita ter uma assistente ao seu lado, basta tratar de tudo virtualmente, através de videoconferência ou email.

Saiba como uma assistente virtual poderá também ter impacto no seu bem-estar.


Veja aqui o que poderei fazer por si, para além de ajudar nas Redes Sociais

Não seja duro consigo. Redes Sociais levam tempo, só por estar presente não significa que seja visto. É um completo mundo à parte.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *