A importância de ter um blog para empreendedores na saúde e bem estar?

Blogging

Quando se tem um negócio na área da saúde e bem-estar, ter um Blog é uma excelente estratégia de marketing e só trás vantagens. Desde que a popularidade do marketing digital começou a influenciar cada nicho no mercado, a saúde e bem-estar não ficaram atrás.

Para garantir o sucesso, tens que te adaptar a estas mudanças e tirar proveito do Blog e de outras ferramentas do marketing online.

Produzir conteúdo de qualidade cria confiança e prova que és um profissional especializado na tua área. Se quisermos ir a um psicólogo qual a prova que temos de que é um bom profissional? Não temos, apenas teremos que confiar na palavra de alguém que nos recomendou.

Porquê começar um Blog de saúde e bem-estar?

Grandes empresas já perceberam que gastar dinheiro a optimizar o SEO (Search Engine Optimization – Optimização para os motores de busca) do seu website é extremamente importante.

Se quiseres ficar a saber mais sobre SEO vê este vídeo.

Como é que isto funciona afinal?

Então, o google adora conteúdo fresco. Se o site não é atualizado com frequência o grande objetivo da optimização ao SEO do website cai por água abaixo. Mas não me refiro a atualizar a página de início e a de serviços ou contactos regularmente, não é prático e não é bom para o SEO, então a forma mais inteligente de agradar ao SEO é ter um Blog activo e atualizado com temáticas interessantes à tua audiência e de qualidade.

Gerar tráfego orgânico a sites de saúde e bem-estar e conseguir Leads de qualidade de potenciais clientes é algo que todos querem.

Imagina que o site é a tua casa. Quando tens convidados para jantar, o que mais queres é agradar, certo?! Preparas uma boa refeição, colocas os pratos mais elegantes que tens, arrumas a casa, ofereces um bom aperitivo, queres ser o melhor anfitrião possível para que os teus convidados possam voltar um dia. Assim deves pensar do teu website. O teu blog é o que ofereces ao teu visitante para que ele visite o teu site e passar de visitante a potencial cliente.

Não te sentes à espera que apenas umas páginas no site bem otimizadas ao SEO com fotografias bonitas e uma boa explicação do que fazes te possam trazer muitos clientes. Acredita que o Blog dentro do teu website é que vai gerar o tráfego que precisas.

O que é que um Blog pode fazer pelo meu negócio?


Ganhar autoridade na indústria da saúde e bem-estar

Há apenas uma única coisa que te vai fazer ganhar autoridade no digital. Mostrares que és especialista, perito na tua área.

Por exemplo, como psicólogo não podes fazer consultas e expores os teus clientes em público, para que percebam que és entendido na tua área, tens então que recorrer a outras soluções.

A secção de Blog é um lugar que pode ser regularmente atualizado com informações e últimas tendências na tua área, resultados obtidos com certos clientes, pesquisas e estudos efetuados, etc. O Blog é um mundo…de conteúdo. Escreve e faz o teu público alvo perceber que estás muito à frente da concorrência e que eles podem confiar em ti.

Construir relações nas redes sociais

Estabelecer uma boa posição no digital através dos Blogs vai naturalmente atrair a atenção do teu público alvo às tuas redes sociais. Blog e redes sociais complementam-se. O truque é utilizares o teu blog para enriquecer as tuas redes sociais e utilizares as tuas redes sociais para promoveres o teu blog. Sabias que um artigo de blog resulta em cerca de 3 a 4 dias de conteúdo no instagram ou facebook?  

Se o teu post sobre o artigo tocar no interesse dos teus seguidores, eles vão partilhar o teu post, comentar e guardar.

Faz o teu post ser diferente, não copies apenas excertos do teu blog e coloques nas redes sociais. Utiliza vídeos ou imagens relacionadas, memes são fantásticos para o engajamento, Gifs, infográficos, etc.

Direcionar tráfego para o website

Como já referido em cima, o conteúdo do blog tem uma grande missão – ser relevante ao nicho do teu negócio. Por exemplo, se fores professor de yoga, pensa que tipo de perguntas te colocam os teus alunos? Usa isso para criares artigos – Quais as posturas para alívio de dores na lombar?, Como praticar Bakasana em casa?, Quais os melhores tapetes de yoga? 

Desta forma, quando alguém pesquisar no google sobre os melhores tapetes de yoga, poderão entrar no teu artigo, logo já existe uma consciencialização da tua marca. Depois, o teu artigo tem apenas que ser escrito de forma a que direcione o teu potencial cliente a interagir com o teu website – marcar uma aula inicial, ver os teu mapa de aulas, horários etc.

Se ainda estás com dúvidas sobre ter um blog, lê aqui este artigo que contém pesquisas avançadas, estatísticas e algumas curiosidades sobre o mundo do Blogging.

2 thoughts on “A importância de ter um blog para empreendedores na saúde e bem estar?”

  1. Pingback: Porquê criar uma Persona para negócios na Saúde e Bem-Estar? - Bamboo Virtual Support

  2. Pingback: Ideias de temas para blogs de saúde e bem estar? - Bamboo Virtual Support

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *