O impacto que delegar a uma Assistente Virtual tem no seu bem-estar

Como empreendedores, gostamos de ter tudo exactamente da forma como sonhámos. É o nosso negócio, o nosso “bebé”. Tudo o que é feito afeta a forma como os nossos clientes nos vêm, afetando assim a nível financeiro.

Mas, é positivo querermos tratar de todo o detalhe e querer estar em todo o lado?

Vamos desconstruir o que significa delegar, para perceber que não significa perder o poder sobre o nosso negócio e como é que delegar a uma assistente virtual afecta diretamente o seu bem-estar.

O que significa delegar?

Há várias definições da palavra delegar, no fundo, delegar significa dar poder e autoridade para trabalhar nas tarefas atribuídas. Trata de como o poder deve ser entregue para que as tarefas delegadas sejam concluídas com êxito. Uma vez que não há garantias de que as tarefas delegadas serão entregues conforme o esperado e no prazo, é necessário compreender os fatores de sucesso da delegação – habilidades e atitude.

Delegar a pessoas que tenham alguma experiência na área ( naquilo que pretende ou pelo menos que tenham muita vontade de ajudar e aprender) e delegar com a atitude certa. As pessoas deverão estar alinhadas, portanto uma boa relação impacta no sucesso da delegação.

Delegar não é dar ordens! É necessário investir tempo para ensinar, forçarmo-nos a delegar, ser claro nos prazos e nas expectativas, confiar e verificar inicialmente.

Uma delegação eficiente não só é importante para o sucesso do negócio, como também para o bem-estar do negócio, mas principalmente para o seu bem-estar!

Quando se está sobrecarregado com temas pendentes, preocupado com a falta de presença online, ansioso pela enorme lista de tarefas por fazer, a mente tende a não descansar/ desconectar. É imperativo que a mente desconecte diariamente e várias vezes ao dia. Desligar é proteger a saúde física e mental, pois permite pensar melhor, arrumar as ideias, relaxar e viver em paz.

Responda a isto:

  • Quantas tarefas tem na sua to-do-list?
  • Quantos projetos estão em espera?
  • Tem tempo para si, para fazer as coisas que gosta e que o fazem sentir bem?

É muito provável que as suas respostas tenham sido ‘bastantes’ e ‘sem tempo‘.

“As pessoas podem ser notoriamente relutantes em abrir mão do controle. Os gerentes muitas vezes hesitam em delegar tarefas e tomadas de decisão a outras pessoas, mesmo que beneficiem disso” – Harvard Business Review.

Delegar é também compartilhar. Segundo a Dra. Brené Brown, a capacidade de compartilhar perspectivas é uma característica crucial em indivíduos empáticos, e a empatia impulsiona a conexão. Ela também explica que ser vulnerável é uma ótima maneira de impulsionar a conexão humana natural.

Estando numa era, em que estar online é muito importante para a promoção dos negócios, como é que poderá e a quem poderá delegar? Sendo apenas você, ou tendo uma pequena média empresa poderá contratar uma Assistente Virtual (AV) para o/a apoiar. São várias as tarefas que ela poderá realizar virtualmente, e normalmente as AV dedicam-se exclusivamente a certos tipos de serviços – Redes Sociais, Trabalhos administrativos, marketing digital etc.

Quais os beneficios então de delegar a uma Assistente Virtual?

1 – Liberdade

Liberdade, representa mais tempo. Mais tempo para si, para as coisas que gosta, que o/ a fazem sentir bem. Exercício, cozinhar, hobbies, familia, viajar etc…o que quer que seja, delegar fará com que tenha mais tempo. E quem não quer mais tempo?

2 – Presença 

Estar mais presente para os seus clientes, gerando mais receitas, e não só. Tendo alguém para tratar das suas redes sociais, o seu negócio estará mais presente online, a marca estará mais presente, mais exposta.  

3 – Foco para formação e desenvolvimento pessoal

Ao diminuir o foco e atenção em certos assuntos e tarefas está a focalizar a sua energia para formações e para o seu desenvolvimento pessoal. 

 4 – Visão externa de mentes semelhantes

Opiniões externas de pessoas com ideias semelhantes tendem a ser positivas para o negócio. 

5 – Menos preocupação

 Ao delegar certas tarefas, fará com que passe a responsabilidade delas a outra pessoa, logo é menos uma preocupação, ou duas. Não precisa pensar em agendar posts, pesquisar conteúdo e se preocupar você em estar online o tempo todo.

6 – Felicidade! 

Aumenta a satisfação no dia-a-dia. Não fará as tarefas que lhe dão menos gozo fazer, ou até aquelas tarefas que não sabe fazer bem.

O que é que uma Assistente Virtual pode fazer por si e pelo seu negócio?

Ajudar, suportar, apoiar. Uma Assistente Virtual será a sua parceira. São vários os serviços que poderá delegar.  Desde Gestão de redes sociais, a serviços de marketing digital, passando por serviços administrativos também. O meu conselho na altura de escolher?! Fale com a assistente virtual primeiro que tudo, diga as suas necessidades, onde perde mais tempo, o que o seu negócio precisa, e juntos  decidam as tarefas a serem delegadas. O objetivo é trabalhar em equipa!

1 thought on “O impacto que delegar a uma Assistente Virtual tem no seu bem-estar”

  1. Pingback: Como Crescer nas Redes Sociais? - Bamboo Virtual Support

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *