Publicações no Blog ou Redes Sociais: Qual o Melhor para Negócios na Saúde e Bem-Estar?

social media, social, keyboard

Quando se está a desenvolver uma estratégia de Marketing Digital, há dois tipos de conteúdo digital primários que deverás apostar, enquanto empreendedor na área da Saúde e Bem-Estar – São eles publicações no Blog e Redes Sociais. 

Se te preocupa saber qual deles será o melhor para ti, aqui vou-te explicar tudo sobre os dois para te ajudar a decidir. O tema Blog e Redes Sociais é um dos serviços ao qual me dedico, por isso achei por bem compilar os benefícios e desvantagens de cada um, para melhor entenderes.

O que é um artigo de Blog?

Um artigo de blog é um diário online ou um journal localizado num website. O conteúdo de um Blog tipicamente inclui texto, imagens, vídeos, GIFs etc.

Um artigo de Blog é publicado com alguma frequência na página de Blog, portanto, os Blogs são formas de gerar tráfego ao site, porque é constantemente atualizado com conteúdo relevante e interessante.

Normalmente um artigo de Blog contém cerca de 1900 a 2000 palavras, mas não é uma regra certa.

Para se escrever um bom artigo de blog existem algumas regras a seguir, para que este seja encontrado e tenha um bom ranking nos motores de busca.

Factos importantes sobre o mundo do Blog para negócios.

 

Na imagem em baixo, estão apresentadas estatísticas efetuadas, que evidenciam a necessidade do Blog para as empresas.

Estatísticas do Blog
Estatísticas do mundo do Blog. Fonte: DemandMetric
      • 70% das pessoas prefere saber mais sobre uma empresa através de artigos do que de publicidade;
      • 60% dos consumidores gosta de ler conteúdo relevante das marcas;
      • 82% dos consumidores sente-se mais positivo acerca de uma empresa depois de ler um artigo da própria;
    • 70% dos consumidores, sente-se mais próximo de uma empresa como resultado do seu marketing de conteúdos.

Benefícios das Publicações de Blog?

As publicações de Blog são uma ótima escolha para incorporar nos websites, por inúmeras razões:
  1. Os blogs são actualizados regularmente, o que torna os websites mais relevantes aos motores de busca. Estes regularmente procuram páginas na web que estejam indexadas, à procura de conteúdo novo e fresco;

  2. Blogs são também um óptimo método para educares os teus clientes/ audiência, facilitando assim no momento de conversão de potencial cliente a cliente. A compra torna~se mais fácil, pois a confiança já está ganha. Quanto mais educares os teus clientes acerca dos teus serviços, especialidade ou produtos, mais motivados eles estarão para comprar;

  3. As publicações de Blog têm uma duração bastante longa, e se essa publicação sofrer actualizações anualmente, poderá ser até vitalícia. Os artigos de Blog serão relevantes, enquanto o tema do artigo for relevante. Se quiseres, podes manter uma presença online por muitos anos, produzindo conteúdo actual ao teu tema;

  4. Um artigo de Blog, é geralmente o preferido no que toca a obter informação e ganhar conhecimento. Os artigos são geralmente longos para providenciar uma boa e detalhada explicação. Poderão incluir imagens, gráficos e estatísticas a suportarem um determinado tema, tornando-o assim fidedigno.

Desvantagens das publicações de Blog

  1. Tomam bastante tempo a quem escreve. Para produzires um bom conteúdo, é necessária alguma pesquisa. E não só, necessitas de encontrar imagens, videos que apoiem o que escreves, depois precisas de fazer uma boa formatação, optimização, para além de teres de reler o artigo algumas vezes, para garantir que tudo está bem.

  2. Os resultados do Blog são morosos. É necessária persistência e paciência. Precisas de cultivar uma certa rotina, e alimentar o teu mindset para não desistires.

O que é uma publicação nas Redes Sociais?

Publicações ou posts nas Redes Sociais são qualquer tipo de conteúdo digital integrado numa plataforma de Redes Sociais. O tipo de publicação é determinado pela plataforma escolhida. Por exemplo, no Instagram tens que te sujeitar às medidas standard impostas, assim como ao tamanho das legendas.

O objetivo das Redes Sociais é basicamente entretenimento. O conteúdo aparece-nos à frente.

Muitos negócios utilizam as Redes Sociais para cultivar uma audiência e criar assim uma comunidade, oferecendo conteúdo relevante e que lhes interesse. Fazendo isto, ganham influência, conseguem interações com o publico que os segue e podem até conseguir gerar algumas vendas.

As Redes Sociais são também uma forma de gerar tráfego (mais reduzido que o Blog) ao website.

Factos sobre Redes Sociais para negócios.

Há actualmente 7.80 milhões de utilizadores de Redes Sociais em Portugal, ou seja, 76.6% da População Portuguesa. 97% dos utilizadores, acede às Redes Sociais via Mobile, como podem ver na imagem em baixo.

Redes Sociais em Portugal
Uso das Redes Sociais em Portugal. Fonte: HootSuite

O Youtube bate todas as Redes Sociais com 92%, seguido do Facebook. O Instagram vem em 5º.

Plataformas de Redes Sociais
Plataformas de Redes Sociais mais Utilizadas. Fonte: HootSuite

Benefícios das Publicações das Redes Sociais?

Neste momento, as Redes Sociais são a estratégia de marketing preferida dos negócios:
  1. É mais fácil e rápida a produção de conteúdo, pois é mais pequeno;

  2. Chega-se a um maior número de pessoas; A publicação simplesmente aparece em frente da audiência;

  3. A audiência prefere conteúdo rápido e mais interessante. Assim como conteúdo em vídeo e imagens;

  4. Há uma maior probabilidade de um determinado conteúdo se tornar viral e se espalhar pelo mundo rapidamente;

  5. A promoção de publicações nas redes sociais é financeiramente mais em conta, o que faz das redes sociais uma óptima estratégia de publicidade.

Desvantagens das Redes Sociais

  1. Com a quantidade de conteúdo publicado nas redes sociais nos dias de hoje, torna cada conteúdo pouco duradouro. As publicações ficam nas redes sociais muito pouco tempo;

  2. Há imensa coisa a acontecer nas redes sociais, muitas distrações. As pessoas saltam de um conteúdo para o outro muito rapidamente, isto torna mais difícil a venda;

  3. No Instagram por exemplo, ou a imagem é apelativa e agarra a audiência, ou não consegues passar a informação que pretendes com o teu conteúdo. É tudo muito visual;

  4. O tipo de conteúdo é muito limitado. Tem que respeitar as regras das plataformas;

  5. A distribuição do conteúdo depende inteiramente da rede social. Não consegues promover publicações fora da plataforma em que está inserido.

Blog ou Redes Sociais para negócios da Saúde e Bem-Estar, qual o melhor?

A minha recomendação é os dois. Um complementa o outro.

Ora vê este gráfico em baixo.

Canais Digitais para pesquisas por marcas
Canais Digitais para pesquisas por marcas. Fonte: HootSuite

Os canais digitais para procura de novas marcas são:

1º Lugar – Motores de Busca com 64.6%

2º Lugar – Publicidade na TV com 43.0%

A diferença entre um e outro é enorme.

Ter o Blog e as Redes Sociais como estratégia de Marketing é fantástico e mais benéfico do que apenas um.

A estratégia ideal é, primeiro, criar artigos de Blog relevantes, de grande qualidade e muito completos (macro-conteúdo) e segundo, dividi-lo em pequenas publicações para as redes sociais (micro-conteúdos).

Esses mesmos artigos de Blog poderão ser partilhados também nas Redes Sociais, para gerar tráfego ao site. Um bom tráfego ao site aliado a um bom posicionamento de SEO é o melhor caminho para apareceres nas primeiras páginas do google, quando a procura está relacionado com o teu negócio.

No Blog poderás ter também os icones das Redes Sociais, para incentivar a que sigam a tua página.

Esta é sempre a melhor estratégia para o teu negócio de Saúde e Bem-Estar. 

Vamos a um exemplo prático – Estás a precisar de um psicólogo. Colocas no Google, psicólogos em Lisboa. Vai-te aparecer uma lista imensa de clinicas e psicólogos.

Mas como saber se são realmente bons? Ou alguém da tua confiança te sugere algum, ou entras no site da clinica ou do psicólogo e vais ver o seu conteúdo. Muito provavelmente, vais procurar pelos testemunhos e pela sua presença online – Qual o seu nível de conhecimento e experiência.

Nas minhas Redes Sociais, este é o tópico que mais batalho com os meus seguidores. Infelizmente ainda há muitas pessoas que julgam não necessitar de Blog ou Website. Espero que este artigo tenha ajudado a decidir, e pelo menos dar incentivo à criação de um website com espaço para Blog.

Se precisares de ajuda na criação de Website, fala comigo, para te fazer um orçamento de um carinhosamente criado para o teu negócio, seguindo os valores e missão da tua marca. Tenho por hábito aceitar apenas 1 serviço de criação de um website, precisamente pela entrega e empenho à marca.

“O bom conteúdo é a melhor ferramenta de vendas do mundo.” 

Marcus Sheridan

1 thought on “Publicações no Blog ou Redes Sociais: Qual o Melhor para Negócios na Saúde e Bem-Estar?”

  1. Pingback: A importância de ter um blog para empreendedores na saúde e bem estar? -

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *