5 Erros mais comuns que os empreendedores cometem e que afetam o bem-estar

Ser dono do próprio negócio, não responder a ninguém, ter controlo de tudo é fantástico, mas ser empreendedor faz com que se perca o controle da saúde e do bem-estar.

Eles têm a flexibilidade de comer melhor, dormir quando querem e exercitar adequadamente. No entanto, a saúde dos empreendedores tende a ser pior que a de outro trabalhador. E porque será?

Questionei alguns empreendedores em comunidades de networking do Facebook em que me encontro, quais são o erros que cometem que afeta o seu bem-estar.

Eis as respostas:

Não ter horários para comer

A maior parte das respostas foram relacionadas com a alimentação. Muitos empreendedores esquecem-se de comer, e depois quando se lembram, alimentam-se de fast-food e comem rápido, pois o tempo está a passar. Eu sei, eu sei, sem clientes não há dinheiro, mas sem saúde também não. O corpo do empreendedor é o seu templo. Sem uma boa nutrição não funciona.

Coloque 4 alarmes (meio da manhã, almoço, meio da tarde e jantar) durante a dia, para se alimentar. Ao colocar o alarme, não se vai esquecer de comer. NÃO SALTE O PEQUENO-ALMOÇO – nutrir o corpo cedo não só desperta o metabolismo, como o prepara para enfrentar o dia cheio de energia.

Mastigue bem! A macrobiótica ( um regime alimentar e de vida baseado nas ideias do Zen Budismo) manda mastigar 50 vezes cada garfada. Mastigar bem, favorece a absorção de nutrientes durante a digestão, favorecendo assim o processo digestivo.

Pin on Food Humor



Stress frequente

A pressão da responsabilidade, a microgestão, procurar mais clientes, ter mais receitas, responder a mais um email. A expectativa da sociedade de que se não se está miserável, é porque não se está a trabalhar o suficiente.

” Um dia de preocupação é mais exaustivo do que uma semana de trabalho”

John Lubbock

O Stress mata rápido. É a pior toxina que podemos dar ao corpo. Para evitar que o stress acumule e aumentar a produtividade, sugiro o seguinte:

  • Saia à rua de vez em quando durante o dia. Apanhe sol. 15 min. de sol, melhora o humor, aumenta a energia e clareza mental;
  • Faça exercício. Ideal é de manhã antes de começar a trabalhar. Mas se isso não for possível, então ao fim do dia. Veja videos no YouTube, aplicações de fitness. Tente exercícios que forcem a concentração, como yoga, corrida, bicicleta. A ideia do exercício, é esquecer o trabalho;
  • Delegue! Não tem que fazer tudo. Se for um empreendedor individual ou tiver uma PME, contrate uma assistente virtual para o ajudar. Há tarefas que podem ser delegadas, ficando assim com mais tempo para si. Leia aqui a importância que delegar a uma assistente virtual tem no seu negócio e bem-estar;
  • Tente automatizar o maior numero de tarefas possível. Envio de facturas, posts de redes sociais, etc. Primeiro, reduz o numero de coisas que tem que fazer e segundo, reduz o risco de se esquecer de algo, diminui a preocupação.
53 Best Stress Meme That Might Make You Laugh - Meme Central

Dormir pouco

É aqui que a saúde e bem-estar do empreendedor dá a volta. Devido à constante necessidade de fazer mais, de ter que lidar com tudo, facilmente esquece da necessidade mais básica da vida – Dormir. Dormir bem é extremamente necessário para o funcionamento do cérebro.

Entendo que o dia deveria ter mais de 24h, mas não tem! Dormir afeta o nosso estado de espirito. Estudos mostram que a privação de sono, gera irritabilidade e a dificuldade em controlar a raiva. Até mesmo dormir parcialmente tem impacto no humor. Pesquisadores da Universidade da Pensilvania, descobriram que os participantes que dormiam 4.5h/ noite durante uma semana inteira, aumentaram os níveis de raiva, stress e tristeza. Assim que voltaram a dormir normalmente, os relatórios mostraram melhorias drásticas no humor.

Portanto, ter uma boa noite de sono, pode ser melhor para o negócio do que o contrário. Não beba café depois das 14h; se acordar a meio da noite, não fique mais de 20 minutos deitado na cama (faça algo aborrecido para voltar a adormecer); coloque umas gotas de óleo essencial de lavanda na almofada, acalma e tranquiliza.

dopl3r.com - Memes - Whens the last time you had a decent nights sleep? Me  24H2 3/2 7071




Má postura

Trabalhar horas a fio ao computador causa variados sintomas a nível musculoesquelético. Esses sintomas aumentam com o passar do tempo, provocando um desalinhamento a nível da coluna. Uma boa ergonomia aumenta a produtividade, segurança e conforto, previne acidentes e doenças profissionais e melhora a postura.

Ter o monitor ao nível dos olhos, ter os joelhos alinhados com as ancas, ombros para trás e manter as costas apoiadas na cadeira, usar um suporte para a lombar para manter a cervical direita são apenas algumas dicas enquanto trabalha. No entanto, é aconselhado a utilizar, se possível, secretárias hidráulicas para intercalar posturas.

Tente também fazer alongamentos enquanto está sentado. Dê movimento ao corpo. Estudos indicam que pausas regulares de movimento a cada 30 minutos (coloque um alarme) reduz os riscos associados ao facto de trabalhar sentado.

Memebase - posture - All Your Memes In Our Base - Funny Memes - Cheezburger




Falta de disciplina

A Falta de disciplina é comum. As pessoas mais bem sucedidas na vida são muito disciplinadas. Pensamentos negativos, ambientes pesados, medo de falhar, tentações de variadas formas, falta de auto-estima, falta de objetivos são alguns dos fatores que levam à indisciplina.

A disciplina ajuda a lidar com a frustração, a ter hábitos mais saudáveis, a ser cuidadoso nos pensamentos que ocupam a mente, a ser mais paciente, a ter mais vontade, a ser mais organizado e ter responsabilidade sobre os outros e com as falhas que ocorrem.

A força de vontade e auto-disciplina são as chaves fundamentais para alcançar os objetivos e sonhos.

Algumas das técnicas para superar a falta de disciplina são:

  • Dar pequenos passos em direção ao objetivo;
  • Encontrar motivação;
  • Criar um bom ambiente em redor;
  • Perceber qual a melhor forma para se auto-disciplinar;
  • Fazer desporto ou algum tipo de arte;
  • Encontrar a inspiração;
  • Repetir, repetir, repetir.
Fat Bastard |  I NEED TO GAIN DISCIPLINE BECAUSE I LACK MOTIVATION; I LACK THE MOTIVATION I NEED TO GAIN DISCIPLINE | image tagged in fat bastard | made w/ Imgflip meme maker

O seu estado se saúde e bem-estar dependem diretamente de si, assim como o seu negócio. Encontre um equilíbrio entre o trabalho e a sua vida pessoal, vai ver que se vai sentir diferente, assim como as pessoas que o rodeiam.

1 thought on “5 Erros mais comuns que os empreendedores cometem e que afetam o bem-estar”

  1. Pingback: Dicas de Bem-Estar para Empreendedores - Bamboo Virtual Support

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *