5 razões para não usares o Linktree no Instagram e a solução fácil

people, woman, girl

Se tens no teu Instagram a ligação ao LinkTree ou similares, fica a saber que te pode estar a prejudicar. São várias as razões, e descobri isto no outro dia. Acho o conceito do Linktree fantástico e é de facto uma alternativa incrível para superar as limitações do instagram de permitir apenas um link na BIO.

O que é o LinkTree?

O Linktree é uma app popular pertencente a terceiros e que te ajuda a direcionar a audiência do Instagram a vários tópicos sem estar sempre a alterar o URL no perfil do instagram. O Linktree cria uma Landing Page que te permite inserir vários links, depois apenas colocas o link dessa landing page no Instagram.

Para a experiência do cliente isto é um ganho, pois é fácil de utilizar!

No entanto, o uso do Linktree é algo que eu não aconselho e deixo-te aqui com as razões. Não te preocupes, que vou-te dar uma solução como alternativa ao linktree.

5 Razões para não usar o Linktree no Instagram:

  1. Linktree é mau para o SEO

    Pois todo o tráfego do Instagram está a ser direcionado a um domínio que pertence ao Linktree e não ao teu domínio. O grande objetivo aqui é fazer com que as pessoas entrem no teu website, sem quaisquer desvios e distrações.

    Ora, se o primeiro clique é num domínio externo, e não no teu estás a perder aqui oportunidade de subir no ranking dos motores de busca. Agora imagina, se esse tráfego fosse para o teu website em vez de ir para o Linktree, melhorava bastante o teu posicionamento nos motores de busca, pois o teu site será visto como um site que tem cliques, que tem tráfego.

    Não te esqueças, que o único link que estás permitido a utilizar no Instagram, estás a oferecê-lo ao Linktree.

  2. Estás a sacrificar o teu Branding

    A marca é tudo! Quando constróis o teu site queres que ele reflita os valores e a missão da tua marca. As cores, as imagens, o tipo de letra foi tudo cuidadosamente pensado, e ao direcionares o teu público a outro site é um tiro que estás a dar na tua marca.

    Com a versão gratuita do Linktree, os visuais são bastante limitados e tens o logo do Linktree mesmo na parte de baixo da página que apenas poderá ser removido ao efetuar upgrade da conta.

     

    Todas as páginas são muito parecidas, desta forma não te distingues de outras contas que utilizem o Linktree também. Deixas de personalizar o teu serviço. Como empreendedor precisas que a tua personalidade brilhe e toque a tua audiência, logo no primeiro clique.


    Mas o mais importante, não estás a criar um branding coesivo, pois muitas das opções do Linktree não se enquadram na tua marca.

  3. O Instagram bloqueia o link do Linktree como Spam

    Os links do Linktree podem ser banidos pelo Instagram a qualquer momento sem qualquer aviso prévio. Tem acontecido e irá voltar a acontecer. 

    Isto significa que perdes oportunidades. Quem clicou e deu de caras com uma mensagem de erro, não vai voltar a clicar e não vai procurar pelo teu endereço no google. Bammm, perdeste a única oportunidade de te conectares com um potencial cliente.

  4. Acesso limitado ao analytics

    A análise de tráfego é muito limitada. Deves manter as análises em apenas um lugar, para perceberes o que funciona e o que não funciona. Deves perceber a jornada completa da tua audiência, a partir do momento que entram no teu site. E o Linktree limita.

    A versão PRO, já te permite saber mais, mas valerá a pena pagar 60€ ao ano para ter acesso a mais análises, que o próprio google analytics já te dá do teu website. 

  5. O URL Não é o teu

    O que a tua audiência vê é https://linktr.ee/bamboovirtualsupport, e não o teu URL. Isto afasta as pessoas da tua marca.

    URL com Linktree afasta

Mas e então, qual a solução para contornar as limitações do Instagram?

Como referido em cima, nada melhor que direcionar as pessoas para o que é teu e reflete o teu branding e a tua personalidade – o teu website.

Podes criar uma landing page no teu website e criar algo semelhante ao LinkTree. 

É a forma mais simples, segura e gratuita de se dar a volta.

Se não tens website ou blog, aconselho vivamente a pensares nisso pois o impacto no teu negócio é brutal (há plataformas gratuitas e fáceis de utilizar para começares).

Apenas precisas de uma página em branco, adicionar o teu logo e alguns botões com links, e garantir que essa página é exclusiva para ser usada no instagram. Não a ligues a nenhuma outra página.

É fantástico, pois podes personalizar como bem entenderes e ir de encontro ao teu branding, no final de contas é o teu website, tens total liberdade para fazer o que queres. Para não falar de que o único clique possivel para link dentro do instagram, é para o teu website!!

Como fazer?

Eu tenho o meu website no WordPress.org e utilizo o Elementor (um Website Builder), mas também podes fazer com o Squarespace e outras plataformas.

PASSO 1

Cria uma página em branco e dá-lhe um título, eu coloquei “instagram”. Lembra-te que o título, irá aparecer no URL na BIO da tua conta Instagram, portanto tem que ser algo curto. Eu criei assim – https://bamboovirtualsupport.com/instagram/

De seguida, colocas a visualização adaptada ao formato mobile para teres uma noção de como queres (a maior parte das visitas serão através de telemóvel).

Formato Mobile
PASSO 2

Na página em branco, adicionei o logo da Bamboo Virtual Support no topo e de seguida adicionei botões. Segui todo o design do meu website para não perder a identidade.

Podes sempre não utilizar o logo, e utilizar a tua imagem de perfil, é como quiseres, mas eu preferi colocar a página de maneira a que o utilizador entenda que está a entrar no mundo da Bamboo.

Dei um toque especial aos botões (igual ao que tenho no site), coloquei uma imagem igual à que utilizei no post, porque é onde quero direcionar a minha audiência e nada mais. Mas eih…é a tua Landing Page, fazes dela o que bem entenderes. No entanto, não a faças parecer o teu site, pois não é. Tem que ser criada de uma forma simples e de fácil visualização e navegação.

Logo no topo e botões por baixo

PASSO 3

NÃO TE ESQUEÇAS – Atribui os links necessários a cada botão. E por último, volta à versão desktop para formatares todos os widgets e fazeres as alterações necessárias, sem nunca desformatares a versão mobile.

PASSO 4

Copia o link, e coloca-o na BIO do Instagram. Garante que todos os links funcionam, inclusive o link principal.

Aqui está o meu.

Fácil não é? Assim, todos os cliques serão feitos no TEU WEBSITE, aumentas assim o ranking dos motores de busca, é SEO friendly, e alinhas todo o layout ao teu branding, à tua personalidade.

Proponho-te criares a tua Landing Page para o teu Instagram, e enviares-me o link na página da @bamboovirtualsupport, ou nos comentários para analisar e te dar feedback.

Precisas de apoio na tua Landing Page ou Website

Entra em contacto comigo. Avaliaremos juntos as tuas necessidades.

ContactarVer Serviços

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *