Porquê criar uma Persona para negócios na Saúde e Bem-Estar?

persona, japanese, anime

Empreendedores na área da Saúde e Bem-Estar que querem chegar ao seu público alvo, precisam urgentemente parar de generalizar a sua audiência e começar a definir especificamente quem são ou quem é a sua Persona.

Cada vez mais a necessidade de definir para quem falamos e como entregamos a nossa mensagem, é crucial para o sucesso no mundo do Marketing Digital.

O que é uma Persona, ou Buyer Persona?

Segundo o Blog Hotmart, a Persona “pode ser definida como uma representação semi ficcional de seu cliente ideal. Ela é baseada em informações reais sobre o comportamento e as características demográficas dos clientes de uma marca”.

Vê este vídeo para melhor te ajudar a entender!

As personas são desenvolvidas pelos especialistas em Marketing para segmentar a audiência. As personas vão mais a fundo que o perfil do cliente tradicional, pois têm como base uma pesquisa bem aprofundada do cliente ideal.

Por exemplo, em vez de direcionarmos a tua comunicação para uma mulher na casa dos 40, um negócio na Saúde e Bem-Estar, quem tenha definido as suas personas irá falar para a Joana que tem 42 anos, é casada e tem 2 filhos, trabalha num escritório e faz caminhada com as amigas de vez em quando. Não tem o hábito de viajar para fora de Portugal, pois não tem tempo, mas é o seu maior objetivo.

Qual a diferença na comunicação?

Ao generalizares a tua comunicação:
  • Vais assumir ideias, problemas, interesses da tua audiência;
  • Nem toda a gente que te segue, por exemplo nas redes sociais, vai ser teu cliente;
  • Não vais conseguir causar emoção (um dos fatores que influência a tomada de decisão), ou tocar no ponto de interesse da tua audiência;
  • Corres o risco de direcionar a tua mensagem para perfis completamente diferentes daqueles que queres. 

Por exemplo, um professor de yoga que quer apenas dar aulas de power vinyasa intenso para tonificar, transpirar e aumentar o cardio, não vai criar conteúdo sobre mantras, meditação, respiração calma ou falar sobre posturas que trazem relaxamento ao corpo, pois não é esse o contéudo que o seu cliente ideal procura. Ou seja, quem procura yoga intenso não quer aulas lentas, para acalmar e relaxar.

Ao especificares a tua comunicação:
  • Percebes frustrações e motivações do teu cliente conseguindo assim produzir uma mensagem mais direta e que cause emoção;
  • Consegues criar um conteúdo menos generalizado e mais direcionado ao teu potencial cliente;
  • Tens uma visão mais clara da tua marca e do seu posicionamento, porque entendes quem é o teu potencial cliente, o que ele pensa, quer, necessita e não o que tu achas que vai funcionar;
  • Mais facilmente abres as portas para uma melhor conexão entre ti e o teu cliente. 

Porque preciso de uma Persona para desenvolver conteúdo notável?

Como profissional na Saúde e Bem-Estar, precisas de uma Persona, ou mais, para conheceres melhor o teu cliente e assim a tua marca. No entanto, ter uma persona, não significa que não tenhas que continuar a pesquisar e conversar com os teus clientes, público.

Pegando no exemplo do professor de Yoga, ele pode e deve conversar com os seus alunos para entender o que eles mais procuram e necessitam. As necessidades alteram frequentemente.

Quando estás a criar conteúdo, teres alguém em mente – saber os seus desejos, necessidades e frustrações – a sua construção é mais fácil.

“Para quem é este artigo do blog que estou a escrever?”

“É para a Joana”

Como definir a minha Persona?

Faz pesquisas de mercado, cria formulários e analisa tudo o que pode influenciar a decisão de uma pessoa em comprar o teu produto, serviço ou formação.

Normalmente inclui:

  • Dados demográficosObjetivos
  • Problemas & desafios
  • Motivações &
  • Necessidades
  • Emoções

Entende todas as perguntas que essa pessoa possa fazer até chegar ao teu serviço. Se souberes as questões, será então fácil desenvolver conteúdo que responda a essas mesmas perguntas.

Exemplo de modelo de Persona

Template Persona

Quando tiveres estes dados coloca tudo numa folha. Será onde vais ter toda a informação sobre a tua persona. Desenvolvi um exemplo de Persona para que te possas guiar e preencher. Faz download aqui!

Podes ter mais do que uma Persona, claro. Se estás a direcionar o teu marketing para pessoas com necessidades diferentes, precisas criar Personas separadas para cada necessidade. Mas atenção, é melhor sempre focar numa ou duas Personas profundamente. Já a minha avó dizia “a quem muitos burros toca, algum há-de ficar para trás.”

Para concluir, não importa se já tens clientes ou não, criar uma persona é sempre essencial.

É impossível ir tão ao detalhe quando se define uma Persona. Podes sempre enviar questionários a um grupo de pessoas para efetuar uma pesquisa, ou contratar agências de marketing, ou até olhar aos clientes que já conheces.

Conta-me se já tens a Persona definida e como está a resultar contigo?

1 thought on “Porquê criar uma Persona para negócios na Saúde e Bem-Estar?”

  1. Pingback: Ideias de temas para blogs de saúde e bem estar? - Bamboo Virtual Support

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *