Como perder a barriga rapidamente – 5 conselhos úteis para ter uma barriga lisa

Perder Barriga
Joana Hipólito

Joana hipólito

Nutricionista

A Joana é nutricionista desde 2013, e desde aí que o seu percurso profissional desenvolve-se na área clínica, focando-se sobretudo na gestão de peso. Tornar a vida das pessoas mais saudável e feliz, fazendo-lhes ver que para serem saudáveis não precisam de entrar em dietas restritivas é o seu grande objetivo. Visitem https://joananutricao.blogspot.com/ | joanahipolitonutricionista@gmail.com

Uma barriga proeminente é sem dúvida o problema estético que mais homens incomoda e o segundo maior causador de desconforto em mulheres logo a seguir à celulite. Vou contar-lhe um segredo, pode perder a barriga saliente que tanto o incomoda e que o faz passar o tempo todo na praia em apneia para a tentar esconder, sem ter de fazer um único abdominal!

É possível acabar com este desconforto quando se resolvem as razões que levam a uma barriga proeminente, as causas vão muito além do acumulo de gordura. O acumulo de gases, a prisão de ventre, o stress e até mesmo a postura no seu dia-a-dia podem ser alguns dos grandes vilões deste problema. 

Veja o que pode fazer para perder a barriga rapidamente:

Regular o intestino é importante

Regule o intestino

Quando está obstipado, vai levando comida até ao intestino mas estes resíduos não saem ou saem mas não na totalidade, o que leva a um aumento do volume dos seus intestinos, ou seja aumento da sua barriga!

É por este motivo que um dos grande causadores do volume abdominal, a conhecida barriga inchada, é a obstipação. 

Mas, o que é a obstipação? 

A definição de obstipação inclui fezes endurecidas, esforço para defecar e movimentos intestinais infrequentes e/ou evacuações incompletas. Contrariamente ao que se pensa a frequência das evacuações pode variar entre uma vez a cada três dias a três vezes por dia, o importante é que seja regular. Ou seja, se habitualmente consegue eliminar fezes todos os dias, mas por algum motivo começa a faze-lo apenas de dois em dois dias, então está obstipado, no entanto se o seu habitual é defecar de dois em dois dias e assim se mantém está tudo bem. 

E o que pode levar a estas evacuações menos frequentes ou com aquela sensação de ter uma evacuação incompleta? 

Não existe uma razão única mas sim um conjunto delas. A obstipação pode ser causada por défice de ingestão de água e/ou fibras na alimentação ou ainda uma flora intestinal pouco saudável, problemas estes que podem ser resolvidos com um consumo de agua regular em conjunto com vegetais e frutas ao longo do dia e ainda alimentos fermentados como iogurte, kefir, kombucha e chucrute. 

Eliminar alimentos que provocam gazes

Livre-se dos alimentos que lhe provocam gazes

O acumular de gases é outro grande causador de barriga inchada, as causas podem ser diversas, desde o excesso de bebidas gaseificadas até ao consumo excessivo de alimentos fermentáveis, nomeadamente hidratos de carbono fermentáveis  de cadeia curta, os famosos FODMAP’s.

Então devo de deixar de comer hidratos para perder barriga? 

Não, nada disso! Aliás para que consiga ter uma barriga lisa não deve excluir nenhum grupo da roda dos alimentos, existem sim alimentos, dentro dos alimentos ricos em hidratos de carbono, que são ricos em substâncias fermentáveis e esses sim podem ser excluídos durante cerca de dois meses numa fase inicial para que a sua barriga desinche e posteriormente devem ser reintroduzidos gradualmente. Mas não tem de esperar dois meses para que a barriga fique lisa, caso sejam estes alimentos os grandes responsáveis pela sua barriga proeminente em menos de uma semana já sentirá resultados.

Melhorar a Postura Ajuda

Melhore a sua postura 

Grande parte de nós passa a maior parte do dia sentado, acabando por adotar uma postura desadequada e prejudicial à coluna, o que vai gerar uma falsa sensação de barriga inchada. Uma correta postura evita uma barriga saliente, pois quando os músculos, os ossos e as articulações ficam devidamente posicionados a gordura acaba por ser melhor distribuída. 

A postura adequada favorece o trabalho dos músculos da coluna e os abdominais atuam como uma espécie de cinta natural na região da barriga deixando a gordura abdominal menos evidente.

Reduza o Stress

Reduza o stress 

O stress também causa aumento de gordura, sobretudo na zona abdominal, por isso relaxe! Altos níveis de stress aumentam uma hormona chamada cortisol, que favorece o acúmulo de gordura na zona abdominal. É também bastante comum elevados níveis de stress causarem diminuição da qualidade do sono levando assim a que durante a noite produza uma menor quantidade de leptina a hormona da saciedade, o que vai fazer com que no dia seguinte sinta mais fome, levando-o assim a consumir mais calorias que devido ao stress resultaram em gordura alojada na barriga.

Ao comer de forma rápida está também a engolir ar

Pare de comer ar

O ritmo acelerado que se vive em pleno sec. XXI leva-nos a fazer inúmeras tarefas numa corrida desenfreada contra o tempo, no meio desta lista de tarefas estão muitas vezes presentes refeições feitas a correr, este ato irrefletido pode estar a causar-lhe aumento do volume abdominal. Ao comer de forma rápida está também a engolir ar, com isto, acaba por ter como resultado ar acumulado na sua barriga, e caso tenha dificuldade em expelir irá causar-lhe aumento do volume da zona abdominal.

Em suma, ter uma barriga saliente não é apenas resultado da acumulação de gordura, existem muitos outros fatores a ter em conta na sua alimentação e estilo de vida.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *